Hubs de inovação: o que são e como apoiam os empreendedores?

Em busca de novas oportunidades de negócios e expansão das possibilidades de inovar, muitas startups têm procurado por ecossistemas ligados à transformação digital, nos quais é possível ter acesso a investidores interessados, parcerias promissoras e empresas dispostas a apostar alto em ideias criativas. Esses espaços, que estão se popularizando cada vez mais, são conhecidos como hubs de inovação.


Idealizados para serem o ponto de partida e fomento de grandes ideias e soluções a sociedade moderna, no decorrer dos últimos anos, esses ambientes têm surgido em diversos países e, também, vêm ganhando visibilidade no Brasil.


Por isso, preparamos este post para que você entenda o que são hubs de inovação, como funcionam, quais suas vantagens e como apoiam a atuação de empreendedores ligados ao universo da transformação digital. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!


O que são hubs de inovação?

Em termos simples, hubs de inovação são espécies de espaços de desenvolvimento de operações normalmente utilizados por startups que buscam propor soluções inovadoras ao público.


Nesses ambientes, é comum que empreendedores, ainda em seus primeiros passos no meio corporativo e sem disponibilidade de muitos recursos, se deparem com um universo de possibilidades para fazer parcerias com grandes empresas ou universidades, encontrem investidores interessados, façam networking, troquem experiências e façam novos negócios.

Uma vez que a companhia é inserida em um hub, aumenta a sua visibilidade no mercado, seja em termos de crescimento da própria empresa ou de open innovation.


Isso se deve ao fato de que, nesses espaços, há uma grande visitação de agentes do ecossistema de inovação, que buscam constantemente ideias inovadoras e negócios promissores nos quais possam investir, assim como empresários em busca de oportunidades para solucionar problemas ou expandir seus negócios.


Como funcionam os hubs de inovação?

Um hub de inovação funciona de forma bem prática e direta: quanto mais startups inseridas no ambiente, maior também será a quantidade de investidores e empresas atraídas.

Isso significa que, ao estruturar um hub, é desenvolvido um novo núcleo de colaboração, aprendizado e fomento de empreendedorismo com base em transformação digital, que segue atuando para além do ambiente físico.


A pandemia mostrou ao mundo que a conectividade não é um futuro tão distante quanto muitas pensavam. A experiência online, embora fosse ou ignorada ou rejeitada por uma considerável fatia dos consumidores, mostrou-se como uma excelente alternativa para a quebra de barreiras geográficas, impulsão da produtividade e expansão de novos horizontes.


As startups, diante deste contexto, avançaram fortemente em sua jornada, e os hubs de inovação tiveram um papel fundamental nesse processo, já que houve um aumento exponencial na demanda por serviços e transações ambientadas no universo digital.

Contudo, é importante entender que a quantidade de startups inseridas nesses espaços não é a única métrica a ser analisada. Para atrair parceiros e investidores, é preciso entregar soluções de impacto real, percebidos com valor agregado pela perspectiva do público-alvo e por toda a comunidade inserida no ambiente de inovação.


Como é a estrutura de um hub de inovação?

De forma simplificada, uma "feira de tecnologia" pode ser considerada um hub de inovação, ou seja, sua estrutura depende de um local físico, no qual idealizadores e investidores farão contato.


Dessa forma, os hubs de inovação garantem a possibilidade das startups que farão parte do projeto terem uma experiência mais imersiva, antes de tomarem a decisão de partir para algo mais fixo. Outro modelo de estrutura muito adotado é o formato escalável, isto é, a capacidade de crescimento à medido que o número de participantes e o interesse aumente.


Quais são as vantagens dos hubs de inovação?

Em suma, os hubs de criação cumprem um papel fundamental no crescimento de startups, seja qual for o seu segmento de atuação ou tempo de existência no mercado. Contudo, as vantagens oferecidas por esses espaços beneficiam tanto idealizadores quanto investidores que os integram.


Veja a seguir algumas das principais razões pelas quais os hubs de inovação são tão vantajosos:

● impulsão para o desenvolvimento de modelos de negócios e tecnologias com impacto positivo para toda a sociedade;

● acesso à estrutura física e outros recursos que contribuem com o desenvolvimento das startups, especialmente quando ainda estão em seus primeiros passos;

● oportunidades de colaboração e open innovation entre startups e investidores, universidades e empresas;

● networking e troca de conhecimento dentro do ecossistema de inovação, conforme as startups impulsionam o mercado com novas ideias e soluções;

●oportunidade de aumentar a visibilidade e ter contato com um ambiente inovador, permitindo que investidores e startups aproveitem o melhor timming para realizarem parcerias.


Como o TBS LAB ajuda a fomentar inovação e co-criação de soluções inovadoras?

Criado para abrir oportunidades de debate de ideias e identificar as dores dos clientes e parceiros, o TBS LAB é um Hub desenvolvido pela TBS Consultoria como uma alternativa democrática para desenvolvedores, Startups e investidores interessados em pesquisa e desenvolvimento de projetos, ferramentas e consultorias para fomentar a criação de soluções inovadoras.


O TBS LAB funciona da seguinte forma: a equipe de idealizadores constrói um documento utilizando a metodologia do Design Mindset e, a partir deste ponto, abre discussões para o surgimento de novos serviços capazes de entregar valor aos parceiros e clientes, de modo que possam gerar impactos positivos na sociedade como um todo.


Já, o colaborador, por sua vez, terá abertura para sugerir melhores práticas, ferramentas e processos para o desenvolvimento conjunto de soluções para suprir necessidades complexas de cada projeto.


Com isso, o hub de criação da TBS Consultoria se mostra mais do que um conceito, mas sim parte de um propósito muito maior, cujo objetivo é a busca pela transformação digital das informações contábeis em soluções indispensáveis para médias e grandes empresas, no qual mentes inovadoras possam atuar ativamente com suas ideias.


Como você pôde conferir, hubs de inovação são espaços de troca de conhecimento e expansão de possibilidades de negócios entre mentes criativas, universidades e investidores com interesse em apostar em novas ideias e soluções que gerem impactos positivos para toda a sociedade.


O que acha de conhecer melhor o TBS LAB e fomentar a inovação e co-criação de ideias promissoras e ter contato com possíveis novas oportunidades de negócios?






7 visualizações0 comentário